Prefeitura Municipal reativa usina de reciclagem

Um dos grandes desafios da Administração 2017/2020, foi a recuperação da Usina de Reciclagem, que no dia 02 de Janeiro, quando empossados, o Prefeito Nivaldo Donizete Muniz, juntamente com o Vice-Prefeito Rafael Cássio dos Santos, e o Secretário de Obras Luiz Carlos Martins, fizeram uma vistoria no loca, onde encontraram a usina totalmente inativa, não realizando mais o processo de triagem do lixo, separando os recicláveis, e também, não estavam realizando o sistema de descarte como prevê as legislações ambientais.

Mas o local que funcionava a usina de reciclagem e descarte do lixo, estava um verdadeiro problema para os moradores do bairro que sofriam com o excesso de lixo. O mau cheiro, a grande quantidade de insetos e o perigo da dengue eram as principais preocupações de quem mora por ali.

“Era só bater um vento que o lixo se espalhava, vinha parar até próximos das casas. Tinha barata, aranha, até rato se via atravessando a estrada, e eram grandes. Sacos plásticos espalhados pelos terrenos circunvizinhos, inclusive no cafezal”, conta um lavrador que passou pelo local hoje durante a elaboração da matéria.

Com intuito de solucionar o problema o mais rápido possível, e pensando nos prejuízos ambientais, o Departamento de Meio Ambiente juntamente com a Secretaria Municipal de Obras, cogitaram que a melhor forma e mais rápida, seria o Decreto de Calamidade Pública, entretanto, não solucionava o problema de imediato, e diante disto, foi montado uma força tarefa, de Máquinas Carregadeiras, pedreiros, e um mutirão de profissionais do ramo de auxiliar de serviços gerais, e praticamente em dois meses, a usina voltou a funcionar como exige a demanda, e dentro das normais ambientais.

Com a usina em pleno funcionamento, as arrecadações dos materiais recicláveis são revertidos para a própria Associação que também, sobrevive da reciclagem do lixo ali selecionado. E sem previa de dúvidas, com a usina voltando a funcionar a todo vapor, a própria Associação só tem a ganhar com estruturação do local.

Na data de ontem, o prefeito Zetinho, juntamente com o Vice-Prefeito Rafael, o Secretário de Obras Luiz Carlos Martins e a Diretoria Municipal de Meio Ambiente Lilian Sobral, fizeram uma avaliação da usina. Zetinho afirma que ficou contente pelos trabalhos realizados de reativação e reestruturação, e principalmente pelos membros da associação de catadores, pois sendo ele, agora eles têm mais qualidade de vida e renda garantida.