A Semana Municipal do Meio Ambiente, idealizada pela primeira vez no município, pela diretora do Departamento Lilian Sobral, atingiu aproximadamente 450 alunos que participaram de palestras, visitas em áreas verdes, oficina de plantio além de um concurso de frases e desenhos sobre o tema, promovido em parceria com os professores da cidade.

As palestras e oficinas foram ministradas pela Bióloga Lilian Sobral e pelo Engenheiro Ambiental Eduardo Gonçalves Gurgel, com três convidados da Associação dos recicladores de Campestre – ARCA, que destacou sobre o horário correto de colocar o lixo para a coleta, acondicionamento, separação e dicas sobre como proceder com materiais recicláveis e não recicláveis, interagindo com os alunos e Professores das Escolas Cônego Artur e Elias Jorge Zenun a respeito das diferenciações dos materiais. A mesma oficina e palestra também foi realizada com os professores da rede municipal de ensino.

A oficina do Técnico Agrícola, Luiz Fernando Corrêa, foi a respeito das técnicas corretas para o plantio das árvores, onde foram plantadas 25 mudas de espécies nativas da região com a participação efetiva dos alunos das Escolas: Pedra Grande, Rui Barbosa e Elias Jorge Zenun. Além destas, foram plantadas mais de 200 mudas nativas em áreas urbanas.

Luiz Fernando explicando aos alunos como deve-se proceder para o plantio de árvores

As visitas em algumas áreas verdes da cidade foram acompanhadas pela equipe do “Projeto Terra Viva”, da Associação dos Pequenos Produtores do Município de Campestre, que apresentou o projeto aos alunos e professores presentes expondo o trabalho realizado nessas áreas, além de mostrar intenções futuras para tais. Também destacou a importância da arborização nos centros urbanos, além da necessidade de apoio da população na sua preservação.

No fechamento da semana, o Policial Ambiental André Donizete Andrade realizou uma palestra aos alunos envolvidos, explicando como é feita a fiscalização por parte da Polícia Ambiental, tanto preventiva quanto punitiva.

Desenho vencedor da aluna Sofia Helena, do 8° ano do 'Colégio'

O concurso

Para finalizar a Semana, trabalhos feitos pelos alunos das Escolas participantes, cujo tema era Com a justificativa de sobrevivência, o homem destrói a natureza; esta, em contrapartida, luta para sobreviver e garantir a sobrevivência do homem”, foram premiados após serem avaliados e julgados pelo Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente – CODEMA.

Na categoria “slogan” a premiada com a frase: ‘Cuide da natureza, ela precisa de você para viver, e você dela para sobreviver’ foi a aluna Leandra Morais Bruno do 9º ano da Escola Elias Jorge Zenun.

Na categoria ‘desenho’ a premiada foi Sofia H. Franco Vilhena, do 8º ano da Escola Cônego Artur.

Como prêmio de participação o sorteado foi Guilherme A. Ribeiro, do 8º ano da Escola Rui Barbosa.

Os prêmios, 3 bicicletas, foram ofertadas pela Prefeitura de Campestre; o desenho e o slogan serão replicados no muro da Escola Iolanda Capobianco Viana.

A Semana foi organizada pelo Departamento de Meio Ambiente e Associação dos Pequenos Produtores de Campestre, pelo projeto “Terra Viva”.

Leandra Morais recebendo das mãos do vice-prefeito Rafael dos Santos seu prêmio
Sofia Helena recebe durante evento na Escola Cônego Artur o seu prêmio

Sorteado como prêmio de participação, Guilherme Ribeiro recebe a sua bicicleta