Os cafés melhores pontuados no 2° Concurso de Qualidade de Campestre foram premiados em evento realizado no dia primeiro deste mês. A solenidade foi realizada no Paladino Eventos e é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Emater MG e Armazém Café da Fonte.

Durante o evento, onde estavam presentes a maioria dos produtores que participaram do Concurso, juntamente com seus familiares, para receberem os prêmios de participação e as suas respectivas colocações.

Leonardo Custódio explicou todas as fases do Concurso, desde as inscrições até as degustações das amostras, dando aos presentes a compreensão da seriedade e credibilidade do evento.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Nivaldo Muniz parabenizou os produtores pelo trabalho e disse que um dos marcos de sua administração está sendo a melhoria das condições das estradas rurais, e que já está em estudo a criação de uma sala de classificação e degustação de cafés, para auxiliar os pequenos e médios produtores.

Já Rafael dos Santos, vice-Prefeito, disse que a cada ano este ‘Concurso só irá crescer, e com ele a qualidade de nossos Cafés’, e que havia ficado muito feliz em ver que, a cidade de Campestre, ‘possui tantas pessoas qualificadas e afamadas neste meio.’

Os campeões

Na categoria Cereja Descascado (CD), a campeã do Concurso foi a produtora Gisele Borges, onde seu Café conseguiu a pontuação de 84.86. De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100).

Os demais ganhadores da categoria CD foram:

1° - Gisele A. Borges – 84.86 pontos

2° - Mário César Borges – 84.71 pontos

3° - Olímpio José Franco – 84.50 pontos

4° - João Batista Ferreira – 84.07 pontos

Gisele Borges ao receber a premiação na categoria Cereja Descascado

Já para a categoria Natural, que é a categoria com mais concorrentes, o campeão foi Mauro Campos, com a pontuação de 87.14 pontos. Veja abaixo os 10 melhores classificados para a categoria Café Natural:

1° - Mauro Alves Campos – 87.14 pontos

2° - Ablandino S. de Souza – 85.71 pontos

3° - Mauricio Ronchini - 85.50 pontos

4° - Stenio Nogueira Barbosa - 85.43 pontos

5° - Rovilson Lisboa de Souza - 84.79 pontos

6° - Silvania Aparecida Ribeiro Machado - 84.57 pontos

7° - Jaime Aparecido dos Reis Vida - 84.43 pontos

8° - Reginaldo Israel de Moura - 84.32 pontos

9° - Bianca Muniz Corrêa - 84.29 pontos

10° - Gesse Donizete Martins - 84.21 pontos

Mauro Alves Campos ao receber a premiação na categoria Café Natural com o Prefeito Nivaldo Muniz e seu vice Rafael dos Santos

A Prefeitura de Campestre, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico parabeniza a todos os produtores pelo excelente trabalho!

Clique aqui e veja os outros premiados do Concurso de Qualidade dos Cafés de Campestre.