O aluno Guilherme Lima dos Santos, que estuda na Escola Municipal Cônego Artur, ficou entre os 10 primeiros colocados na edição deste ano do projeto EPTV na Escola.

Guilherme, que foi orientado pela Professora Vânia Aparecida Ribeiro, fez a redação intitulada “O canto da verdade”, que você poderá ler logo abaixo das fotos. Este ano o tema do projeto foi “Quando a Mentira Parece Verdade” e debateu principalmente as ‘Fake News’.

A Secretaria de Educação Juliana Ipólita, Diretora da Escola Vera Lucia da Silva , o ganhador Guilherme, sua mãe e sua Professora Vânia Ribeiro

O EPTV na Escola envolve, todos os anos, cerca de 90 mil estudantes do último ano do ensino fundamental. São 127 municípios no sul de Minas, 423 Escolas, 1300 redações enviadas somente nesta edição.

O objetivo é promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, além disso, o foco é desenvolver a integração entre as escolas e, através da escolha do tema da redação, propiciar aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento.

A Prefeitura Municipal parabeniza Guilherme pela excelente colocação no projeto e Parabeniza também à sua Professora Vânia e demais professores da Escola.

O motorista Weksley, Vera Lucia e Juliana Ipólita

O Canto da Verdade

Uma bela menina chamada Verdade gostava de andar pelo vilarejo, sempre alegre, cantando e dançando. Porém, o canto da Verdade não agradou à todos. Alguns preferiam sua irmã, a Mentira, que procurava sempre copiar a Verdade, de forma que agradava a todos, mas nunca com a mesma alegria e sinceridade que a Verdade.

A Mentira também andava cantando e dançando pelo vilarejo; alguns, porém, fugiam de sua voz, mas era inevitável não ouví-la.

Certo dia, as duas irmãs saíram juntas, sempre a cantar e dançar, e encontraram um belo rapaz, Informação, conhecido como Info. Ele também tinha um irmão, seu nome era Conhecimento. Info havia se apaixonado pelas irmãs, mas não sabia qual era qual. Já o Conhecimento tinha a certeza de que seu grande amor era a Verdade, ele amava o seu canto, e jamais a confundiu.

Info, no entanto, ficava ora com a Verdade e ora com a Mentira, sem saber com qual estava. Conhecimento, por sua vez, ficava apenas com a Verdade.

Sendo assim, a Informação nem sempre está com a Verdade e nem sempre com a Mentira. O Conhecimento, ao contrário, distingue-se da Informação, por saber separar certamente a Verdade da Mentira.

Então, para conhecer a verdade, busque o conhecimento, pois é através dele que a mentira, transvestida de informação, dá espaço apenas à verdade.