Um belo prédio e duas equipes muito bem capacitadas: PSF e Unidade Básica de Saúde. A maior unidade de saúde do município presta os serviços básicos e de média complexidade, além de ser o único local na cidade que possui uma equipe qualificada para os programas de vacinação.

A equipe do Programa Saúde da Família, que atende a região central da cidade, fez, somente neste ano, mais de 4500 visitas domiciliares com os Agentes Comunitários.

Mais de 4500 visitas nas residências dos atendidos pelo PSF

Estas visitas domiciliares também foram feitas mais de 500 vezes acompanhadas pela Médica do PSF e outras 350 com visitas domiciliares com a equipe da Enfermagem.

Já na sede, a Médica atendeu, de janeiro até julho, 3234 pacientes. Foram feitos também mais de 400 curativos neste período.

Somente os curativos somaram mais de 400

Verificação de pressão arterial, peso e altura, já ultrapassam os cinco mil realizados pela equipe, que cria laços de amizade e carinho por seus pacientes e vice versa.

Já a Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a responsável por atendimentos básicos e iniciais em algumas especialidades, além de fazer as campanhas de vacinação, já ofereceu neste ano mais de 1500 atendimentos com Médico Pediatra em suas instalações, além de 331 atendimentos Pré-Natal.

Para os atendimentos com clínico geral, foram 5300 consultas; Médico Psiquiatra atendeu 1360 pacientes e Dermatologista foram mais de 320 consultas somente em 2019.

Os atendimentos psicológicos também são oferecidos pela Unidade

Para atender à Saúde da mulher com mais efetividade, foram feitas mais de 970 consultas com Médica Ginecologista.

Os exames de Papa Nicolau e Teste do Pezinho foram realizados 104 e 144 consultas respectivamente.

As vacinas aplicadas pela UBS, sem ser de campanhas do governo, somam mais de 7 mil neste período. Com destaque para o mês de maio, que foram feitas aproximadamente 1200 vacinas.

Durante as campanhas de vacinação, uma média de 28 vacinas diárias

Para a campanha de Influenza, foram vacinadas quase 6500 pessoas de abril até junho, uma média de 70 pessoas diariamente neste período de campanha.

A Unidade ainda conta com os serviços de Teste rápido de gravidez, curativos, inalação, Verificação de Pressão Arterial, medicação, Glicemia Capilar, grupos de Gestante e de Obesidade. Também possui Grupos contra o Tabagismo, para as pessoas que desejam parar de fumar.

Grupo Antitabagismo do PSF

Melhorar a Saúde de todos os cidadãos campestrenses, esse é o nosso lema!